Simplesmente Chanel - "Share the Fantasy"



Gabrielle Bonheur Chanel, ou COCO CHANEL, como era conhecida, nasceu no interior França dia 19 de agosto de 1883. Aos seis anos de idade, com a morte de sua mãe, Albert Chanel, seu pai, a mandou para um convento, onde permaneceu até seus tempos de adolescente. Foi lá que aprendeu a costurar, porém ela desenvolveu outros trabalhos como balconista e cantora de cabaré, da onde surgiu seu apelido, pois ela cantava a música "Qui qu’a vu Coco dans le trocadero?".



Coco possuia uma doença chamada "mitomania", que é a tendência patológica de mentir. Apenas em 1971, após a sua morte, que os fatos reais de sua vida foram conhecidos pelo público.

Gabrielle se envolveu com um milionário oficial de cavalaria, chamado Etienne Balsan que levou-a a Paris, aos 16 anos, e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. De acordo com o que dizem por aí, foi graças ao grande amor da sua vida, o playboy inglês Arthur Capel (que faleceu em 1924 em um acidente de carro), que Coco montou sua primeira loja, a Chanel Modes, em 1909, porém sua primeira loja em imóvel próprio, foi aberta em 1910.




Durante a Primeira Guerra Mundial,abriu boutiques em Deauville e Biarritz, localidades freqüentadas pela alta sociedade. Este foi o passo decisivo para o seu sucesso como criadora influente da moda, além do grande segredo da estilista: desenhar apenas peças que ela gostaria de usar.




Quando criava, Coco inspirava-se no vestuário masculino, tornando-se mestra no corte puro e elegante. Em meados dos anos 20, criou seu famoso vestido chamado de Petite Robe Noire.




Quando essa revolucionária criação estava no auge,por volta dos anos 50 e 60,Coco surpreendeu mais uma vez com sua mais nova criação,o Tailleur, hoje considerado como a essência do estilo Chanel.


O cinco era seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o perfume no dia 5 de maio de 1921. Outra história contada é que a estilista escolheu o número pois entre 10 amostras preparadas pelos perfumistas, ela a que mais lhe agradou foi a 5a. Até hoje é o perfume mais vendido no mundo, comercializado em mais de 140 países.

Uma das grandes marcas registradas de Chanel, é o clássico perfume Chanel N 5. Cinco era o seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o perfume no dia 5 de maio de 1921. Outra história contada é que a estilista escolheu entre as 10 amostras preparadas pelo perfumista a que mais lhe agradou, que foi a número 5. Tornou-se ainda mais célebre devido à resposta dada por Marylin Monroe a um repórter que lhe perguntou o que vestia para dormir: “Algumas gotas de Chanel N 5". Até hoje é o perfume mais vendido em todo o mundo, comercializado em mais de 140 países.




Também no inicio dos anos 20, a estilista começou a criar bijuteria, tornando populares os colares longos e os colares de pérola, que são ainda hoje a imagem de sua marca.

Gabrielle morreu no dia 10 de janeiro de 1971, aos 87 anos, no luxuoso Hotel Ritz de Paris, Coco Chanel ainda trabalhava ativamente no ano de sua morte. Dizem que o momento de sua morte foi glamuroso como toda a sua vida, segundo boatos, sozinha no quarto do hotel Ritz, onde viveu por 33 anos, a estilista teria dito a uma camareira: “Vê? É assim que se morre. Sozinha, mas sempre chique”.



Hoje a marca continua ativa por conta de Jacques Wertheimer e Karl Lagerfeld. E eles estão fazendo um ótimo trabalho, não? Afinal...até as novas gerações já nascem sonhando com Chanel!

Nenhum comentário: